Portal do Boer

Notícia

O CRESCENTE MERCADO DA RAÇA BOER NO BRASIL

12.03.2018 15:19:22
O CRESCENTE MERCADO DA RAÇA BOER NO BRASIL

Não é nenhuma novidade que o Boer detém o trono dentre os caprinos no que se refere a produção de carne de excelência. Sabemos que a raça é responsável pelo grande incremento produtivo no setor. Sua rusticidade, prolificidade, precocidade e produtividade o elevam a um patamar de supremacia dentre os pequenos ruminantes. Os machos podem chegar a uma incrível média de 110 quilos de peso e as fêmeas 90 quilos quando em confinamento, podendo o Boer atingir facilmente 30 quilos de carcaça, sendo esplêndido o seu rendimento quando comparado a outras pequenas criações.


A recente expansão da raça entre os estados brasileiros testifica que o Boer chegou para ficar e para crescer sempre exponencialmente. São diversos investidores que iniciam sua criação com sucesso nos mais variados microclimas do país. Observamos ainda que os restaurantes de alto nível gastronômico têm, cada vez mais, apostado naquela que é considerada uma das mais saborosas e a mais saudável carne vermelha do mundo. Salubridade cientificamente comprovada como denota o renomado pesquisador Adrizzo, J. R. que publicou seus resultados no Staten Island Medical Center.


Assim como em outras vertentes da agropecuária, os criadores de caprinos Boer no brasil, intencionalmente, suavizam o aquecimento do mercado nos primeiros meses do ano, porém no segundo trimestre é hora da raça regressar a sua postura de protagonista. Todo planejamento para o novo ano está ativo e em crescente expansão. Iniciam-se por todo o país, exposições, shoppings, vendas diretas e o Boer segue seu miraculoso destino. Como diria o lendário Luís Felipe Brennand, a caprinocultura está numa fase inicial, então o que estamos vendo não é nada que chegou no limite. É importante avaliar que nada que cresce 50 ou 100% ao ano está perto do seu nível de estabilização, quem entrar nesta primeira fase, vai beber agua limpa!


De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Nordeste detém quase 90% da criação nacional de caprinos com cerca de 8 milhões de cabeças. É neste cenário que o Rebanho Catimbau e criadores brasileiros apostam. Abrem-se tanto a vertente para melhoramento do rebanho nordestino e neste quesito o Boer é pedra angular e fundamental, abre-se ainda o aspecto da expansão para outros estados do país como já tem feito Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e outros.


As observações da Embrapa Caprinos e Ovinos são animadoras: a tendência é a crescente valorização do setor e de acordo com o pesquisador Octavio Morais, da área de melhoramento genético, a caprinocultura é um mercado a ser explorado.


Sendo assim convidamos todos os agricultores e pecuaristas do país a entrar na Família Boer e fazer parte desta raça maravilhosa.


Viva o Boer!


Hian de Assis Monteiro
Mestre em Ciências Florestais

O Portal do Boer Agradece sua visita!

Outras notícias