Portal do Boer

Notícia

ABCBOER: Palavra do Presidente, Biênio 2019/2020.

28.01.2019 12:47:21

     Aceitamos, envoltos pelo sentimento do compromisso, do entusiasmo e da alegria, a importante missão de presidir a Associação Brasileira dos Criadores de Caprinos Boer para este mandato de vigência que se inicia. Sabemos que o país passa momentaneamente uma delicada fase de recessão e dúvidas no que tange aos seus encaminhamentos sociais, econômicos e políticos. Em contrapartida, o setor agropecuário se encarrilha na contramão do sistema, elevando seu Produto Interno Bruto e agregando qualidade, não só ao setor como um todo, mas, sobretudo, à vida e às dinâmicas de negócios do pequeno produtor que vem bravamente garantindo alimentação saudável à mesa dos brasileiros. Neste viés, o Boer se põe como alternativa eficiente e como fonte garantida de sucesso no agronegócio. A raça se mantém em constante escalada, subjugando as dificuldades advindas de preconceitos infundados em relação à nobreza gastronômica da carne caprina, bem como àquelas advindas da seca no Nordeste, região que abriga a maior parcela do rebanho nacional. Neste contexto, a raça se consolida cada vez mais pela sua rusticidade, adaptabilidade e produtividade, motivos pelos quais se expande, mantendo aquecido o mercado, acesas as paixões dos criadores e vivos os interesses em requalificação técnica dos rebanhos.

     O Boer é, sem sombra de dúvidas, uma das espécies ditas domésticas mais elegantes. Hoje podemos afirmar que sua nobreza equivale àquela atribuída aos cavalos marchadores. Sua desenvoltura e docilidade têm conquistado cada vez mais adeptos. Num processo ininterrupto, a raça acelera seu hit, conquistando um lugar especial na pecuária brasileira. Como se não bastasse, o caprino Boer possui uma das mais saudáveis carnes vermelhas do mundo, quando produzida dentro de critérios técnicos preestabelecidos pelos órgãos de competência.

      Os índices de prolificidade, fertilidade e precocidade, unidos a inigualável habilidade materna conferem à raça um rendimento imbatível. Estas razões fundem o empreendimento ao amor incondicional que habita o imaginário dos boerzeiros, e nós, enquanto Associação, “apadrinhamos” com muito carinho todos os cultivadores dessa maravilhosa estirpe caprina.

     Temos a missão de conduzir a raça aos mais altos patamares de qualidade genética, traduzidos em desempenho a campo ou confinamentos, distribuídos em todos os estados brasileiros. Diligenciaremos esforços para que o Boer ocupe sempre posição de destaque no mercado de produção de carne requintada, abastecendo assim os polos consumidores. Promoveremos eventos visando ampliar o número de criadores, envolvê-los e buscar melhoramentos técnicos. Apostaremos na competência dos nossos selecionadores e elevaremos a linhagem nacional a um padrão exclusivo de qualidade, com vistas a nos tornar parâmetro e vitrine aos demais países da américa latina e do mundo, não obstante, mantendo e fortalecendo o padrão racial que é o sul-africano, de berço.

     Com grande orgulho assumimos a presidência da Associação, no intuito de dar continuidade a gestão que se destacou por seu empenho e competência em retomar as atividades da instituição, discipliná-las e conduzí-las. Todo o mérito seja dado aos que nos antecederam. A partir de então, nós também apostaremos na democracia como peça fundamental da condução e expansão do Boer no Brasil. Seremos cautelosos e de modo efetivamente racional fortaleceremos o CRIAR, dando continuidade a abordagem atual, padronizando os julgamentos e requisitos indispensáveis na produção da raça BOER.

     Finalmente nosso trabalho é baseado nos anseios dos criadores, sócios e membros da ABCBoer. A Família Boer se põe de porteiras abertas para receber novos investidores, orientando-os no manejo e na escolha de animais de genética refinada e fenotipicamente superiores. Estaremos prontos e atentos para atender o mercado que se redimensiona e é vigoroso.

     Gratidão é o sentimento com o qual recebemos a responsabilidade da palavra: onde existe um boerzeiro, existe um amigo!

 

     Atenciosamente,
     Hian de Assis Monteiro
     Presidente da ABCBoer

 

__________________________________________________________________________

COMPOSIÇÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS CRIADORES DE CAPRINOS BOER, BIÊNIO 2019 – 2020


DIRETOR/PRESIDENTE:

HIAN DE ASSIS MONTEIRO

DIRETORIA EXECUTIVA:

1º VICE PRESIDENTE: FABRÍCIO ZACCARA LOMBARDI
2º VICE PRESIDENTE: GERVÁSIO XAVIER DE LIMA LACERDA
1º TESOUREIRO: FRANCISCO FERREIRA DA SILVA NETO
2º TESOUREIRO: EDUARDO VIDAL VASCONCELOS
1º SECRETÁRIO: GENIVAL BARBOSA DE CARVALHO
2º SECRETÁRIO: CAIO AFONSO CARDOSO

CONSELHO CONSULTIVO:

ADEBALDO TEODORO FROTA
CAIO GRACO BIANCHI
DORGIVAL PEREIRA JÚNIOR
FABIO BEZERRA DE SÁ
FRANCISCO ORDOMAR PEREIRA FURTADO
HUMBERTO HENRIQUE BRITO DE MELO
INÁCIO JOSIVAL SANTOS
IVO BEZERRA DE MEDEIROS
PEDRO PAULO SOARES DE OLIVEIRA

DIRETOR TÉCNICO:

CLÉSSIO JOSÉ GOMES MOREIRA

CONSELHO TÉCNICO:

DOMINGOS RIBEIRO DO CARMO
EDMILSON LÚCIO DE SOUZA JÚNIOR
MATEUS GUIMARÃES RODRIGUES
RODRIGO TENÓRIO PADILHA

 

A equipe Portal do Boer agradece a visita! 

Outras notícias