Portal do Boer

Criador

Rebanho JVS

No início de 2012, quando sonhávamos com a criação de caprinos e desejávamos entrar na pecuária, guardávamos as conversas sobre o tema com amigos, em mínimos detalhes. Adentramos dias e noites planejando e finalmente decidimos: Nascerá o Rebanho JVS! Não obstante traçava-se o plano definitivo.

Admirávamos, focados e destemidos, os grandes reprodutores da Raça Boer. Fascinavam-nos as histórias e o simples dia a dia dos criadores. Não tardou e em sociedade adquirimos o primeiro reprodutor. Que animal impressionante! Figura majestosa, rei das caatingas. O Boer é forte (IMPONENTE), cheio de ares misteriosos. Lidar com um animal daqueles nos tornava realizados.

Pensamos de imediato em melhoramento genético, esses assuntos dos quais se ouve falar, mas não sabe exatamente o que significa. Aonde o investimento nos levaria? Projeto posto em prática, curiosidade e planos crescendo, resolvemos comprar uma propriedade com a finalidade de aumentar o rebanho. Logo chegaram mais animais e começamos o próprio negócio. Era final do ano (2012) em Custódia, sertão de Pernambuco, ergui o Rebanho JVS (JOSÉ VANGEAN DE GOIS E SILVA).

Caprinos não são parques de diversão, embora possam trazer muito prazer e satisfação para quem, como nós, ama esses animais. Iniciando os trabalhos, tivemos que preparar toda a propriedade com poços artesianos, cercas, pontos de apoio para rações, medicamentos e alojamento para caprinos. Foram muitas as dificuldades, e entre elas, uma destacou-se: tivemos que tocar o empreendimento sem eletricidade. Fazia-se o necessário apenas com um gerador de energia.

Matrizes chegavam exuberantes e resultados apareciam: todos que vinham à propriedade, ficavam encantados com a beleza dos animais e estes sempre retribuíam à mesma medida, sendo muito dóceis, cativantes, e esbanjando saúde. A história do sonho era a grande novidade da região.

Entusiasmados com um leilão online do qual ouvíramos falar, de prontidão adquirimos um belo casal de Boer, descobrindo formas alternativas de gerir um negócio. Eu já tinha cabras originais de alguns rebanhos como Barreiro e Capril Belas Artes, porém, as bases genéticas da JVS eram postas sobre fêmeas do renomado Rebanho Caroatá, associadas a um reprodutor de peso: Aristóteles de Canedos, arrematado no leilão.

Na primeira exposição, no Piauí, em Picos (10/04/2015), o Aristóteles já se sagrava campeão, A rotina trazia mais experiência e quando na segunda exposição, na Bahia em (2015), o resultado foi animador: conquistamos do primeiro ao quarto prêmio numa mesma categoria, com animais filhos de Aristóteles de Canedos. Na ocasião ocupei o posto de segundo melhor expositor e quarto melhor criador da Expovale.

Foram muitas exposições pelo Nordeste, muitas críticas e elogios, quando num momento muito especial dentre todos, na grande disputa marrã do futuro (01/09/2015), em Gravatá - PE, conseguimos obter um sugestivo terceiro lugar ao disputar com as melhores fêmeas do país.

Passados alguns dias, estávamos lá no árduo e prazeroso trabalho, observando os colaboradores cuidando dos animais e conversando entusiasmados: diziam que “Aristóteles de Canedos seria o Grande Campeão Nacional”. Com olhar distante pensávamos, sonhando, se aquilo, de fato, aconteceria!

Voltando a realidade, embarcamos rumo a Nacional do Boer 2015 em Salvador – BA. Os animais se encontravam no parque de exposições, a tensão aumentava, os visitantes parabenizavam-nos pela formosura dos bichos. Começamos a disputa em pista, em uma mesma categoria, fizemos do primeiro ao sexto lugar. Recorde atingido! Ninguém, jamais havia alcançado tal proeza, muito menos em uma competição nacional. Outros prêmios vieram. Muita emoção para um único dia, mas a batalha continuava e a JVS ainda tinha muitos animais para desfilar.

 Ao se aproximar do final da Exposição, estávamos com quatro animais disputando o título de “Grande Campeão Nacional” e tive a felicidade de ver o glorioso “Aristóteles de Canedos” ocupando o primeiro luar, e seu filho de apenas 11 meses sendo o “Reservado Grande Campeão Nacional”.

Sonho concretizado. Nem nos mais otimistas vislumbres imaginara tamanha alegria.

Hoje somos o "Melhor Expositor" e "Melhor Criador" Nacional.

Conheça outros criadores

  • Rebanho Vale Verde

    Rebanho Vale Verde

    A Quinta do Vale Verde, está situada no sertão pernambucano, na cidade de Tabira, iniciou a criação de...

    ver detalhes
  • Fazenda Barriguda

    Fazenda Barriguda

    ...

    ver detalhes
  • Rancho do Cavalcante

    Rancho do Cavalcante

    O RANCHO DO CAVALCANTE foi criado no mês de Novembro de 2015, sonho realizado por seu proprietário Francisco Cavalcante...

    ver detalhes
  • Xodó Primeiro

    Xodó Primeiro

    O Rebanho Xodó Primeiro é um dos pioneiros da raça Boer. Atuando desde 1985 na caprinocultura e desde 1997 no Boer,...

    ver detalhes